Bem Estar: 7 alimentos indispensáveis !

Segunda-feira é dia de começar a semana com o pé direito, e nada melhor do que estar bem consigo mesmo. Por isto, todas as segundas-feiras nós do Santa Dose estaremos dando dicas de como viver mais e melhor !

A dica de hoje é baseada em um artigo publicado no site Cyberdiet, aonde eles elegem 7 alimentos considerados indispensáveis para uma dieta balanceada. Vamos a eles ?

– Peixes:
Peixes de água fria como salmão, sardinha e atum são ricos em ômega 3, um tipo de gordura que trás ótimos benefícios para a saúde, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e redução dos riscos de desenvolver Mal de Alzheimer. A frequência ideal é consumo de 1 a 2 vezes por semana.

– Azeite de Oliva:
Com 83% de ácido graxo oléico é considerado o maior representante de ácidos graxos monoinsaturados. Estudos comprovam que o consumo moderado deste tipo de gordura ajuda no combate aos radicais livres, mantem os níveis de colesterol controlado e aumenta o nível de HDL (colesterol bom) no sangue.

– Brócolis:
É a maior fonte de ferro dentre as hortaliças, com cerca de 15mg a cada 100g consumidas. Além disso, é fonte de vitamina A e C, ácido fólico, cálcio, selênio e potássio, além de antioxidantes.

– Alho:
O alho é uma fonte de cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio e vitamina C. A alicina, substância química responsável pelo odor característico e também responsável por grande parte de suas propriedades funcionais. Os maiores benefícios do alho são a diminuição dos níveis de colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares e diminuição significativa dos riscos de desenvolver câncer de cólon.

– Tomate:
O fruto tomate e seus derivados são ricos em licopeno, carotenóide que atua no combate aos radicais livres. Alguns estudos sugerem que essas substâncias também ajudam na prevenção do câncer em orgãos próstata, estômago, pulmão, esôfago, e trazem benefícios para câncer de mama, cervical, pâncreas, reto e cólon. Além disso, é rico em potássio, vitamina C, sódio, fósforo, ferro e magnésio.

– Aveia:
Melhora funcionamento do intestino devido a alta quantidade de fibras. Contém betaglucana, fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo, controle da glicemia e pressão arterial e retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade. O consumo moderado ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

– Maça:
Existe um ditado que diz “Uma maçã por dia, afasta o médico da sua vida” também pudera: a fruta é rica em fósforo, potássio, ferro, vitaminas do complexo B e C. O maior trunfo da maçã é a pectina, substância que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e a diminuição dos níveis de colesterol.

Fonte: Cyberdiet

Dada as dicas, prepare a lista da feira e inclua esses alimentos nela. Vale lembrar que para melhores resultados, eles devem estar presente em uma dieta balanceada e aliada a exercícios físicos regulares.

Tem alguma dica ? Alguma sugestão para um post futuro ? Deixe nos comentários !

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