O doce mel de uma Ilha

Por do sol Ilha do Mel

A Ilha do Mel, no litoral do Paraná, possui um status especial entre os destinos do ecoturismo. É uma Reserva da Biosfera, título reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O conjunto de mar, morros, costões, manguezais, brejos litorâneos e restingas da mata atlântica convidam a longas caminhadas, boa parte delas em trilhas bem sinalizadas. O único meio de transporte terrestre é a bicicleta. Não, você não leu errado! Mas vamos combinar, tem jeito melhor de estar em contato com a natureza?

São paisagens distintas, no tipo de movimentação da orla, nas praias e nas opções de lazer, que se complementam. Quem decide ficar em Encantadas, por exemplo, tem um trapiche imponente recortando o horizonte, a Gruta das Encantadas ao final da mais tranqüila das trilhas e o Mar de Fora, com uma confortável praça de alimentação, disponível para mergulho e surfe.

Gruda das Encantadas

A opção por Brasília (ou Nova Brasília) traz a proximidade das principais construções históricas: o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. E também a diversidade das praias, sendo que as da Fortaleza, do Farol e Praia Grande contam com pousadas.

Farol das Conchas

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Para muitos, o charme do lugar, procurado especialmente em feriadões como esse que teremos, vem da rusticidade e da sensação de isolamento. A iluminação elétrica só chegou em 1998. Mas não pense que isso quer dizer muita coisa. Como disse acima, o charme é a rusticidade. Pois bem! Para caminhar a noite, prepare sua lanterna.

Ilha do Mel permite imagens diferentes do pôr-do-sol, nos vários recortes da ilha em formato de baleia. Só não esqueça o kit básico de sobrevivência: chapéu, óculos escuros, repelente para mosquitos, protetor solar, mangas e calças compridas de fácil secagem, sandálias e tênis antiderrapantes.
E claro, leve dinheiro. Caixa eletrônico, nem pensar.
Tudo na mala?
Pronto, agora é só curtir o cenário encantador que a Mãe Natureza arquitetou.
Bom feriado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: