Brincadeira que virou arte

O que você acha que as meninas de 13 anos fazem hoje em dia? Estão com a cabeça cheia de crises emocionais, típicas dessa idade, compartilhando suas novas aventuras em sites de relacionamento, ok?

Mas um comportamento considerado infantil como brincar de boneca faz de Julia Pernambuco uma adolescente de 13 anos atípica. Não pela brincadeirinha inocente em tempos de mudanças de hábitos, mas pelo alcance de sua “brincadeira”.

Navegando pela internet, a garota descobriu o toy art – aqueles objetos quem não servem exatamente para brincar e que muitas vezes são feitos em edição limitada para colecionadores. Julia se encantou pelas bonecas japonesas Blythe (Aquelas que têm os olhos enormes e membros desproporcionais que foram lançadas em 1972, no Japão, e até assustavam as crianças daquela época. As bonequinhas só foram relançadas nos anos 2000.)

Apaixonada, passou a adquirir as bonequinhas e criar suas personalidades. Ela também gosta e usa as bonecas Pullips, fabricadas pela empresa asiática Groove, que são uma versão mais hype da Blythe.

Não demorou para Julia pegar sua câmera fotográfica e começar a registrar as facetas do seu universo paralelo. Universo esse que só teria habitat para existir dentro da mente fresca e cheia de referências de uma típica adolescente do século 21, criada entre animês, internet e gosto pelas novidades do mundo da moda.

A garota cria cenários e situações que dão vida às bonecas em uma coleção de imagens que já passa de 1.500. Algumas vezes pede ajuda ao pai para iluminar e escolher a melhor lente para registrar as cenas de sua brincadeira. Julia diz que essa forma de se expressar através de bonecas lembra coisas da sua infância.

E essa brincadeira que virou coisa séria alcançou o patamar de arte e virou a primeira exposição individual de Julia Pernambuco, Tokyo Dolls, que está em exposição na também antenada galeria Plastik até o dia 30 de janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: