Viaje de Navio

Cruzeiro pode ser um luxo, mas pode também ser uma sucessão de gafes se você não souber o que vestir ou como se portar. Vale a pena comprar um vestidinho a mais ou uma calça extra, para os homens, antes de embarcar nessa viagem.

Estilo

A ideia de que uma viagem de cruzeiro implica chapéus de palha, vestidos floridos, biquínis navy e joias é um mito. Apesar de esse dress code não ser de todo ultrapassado, o que predomina são passageiros com roupas confortáveis e saídas de banho que se vê na praia, como um shorts, uma canga enrolada.

O que não significa, em absoluto, que o refinamento não esteja presente à bordo. Para quem procurava uma desculpa para usar aquele coktail dress que está guardado desde o casamento do primo, esta é a chance. Normalmente há três tipos de “regras de vestimentas”:

Formal: smoking ou terno para homens, e cocktail dress (vestido formal) para as mulheres.
Informal: paletó e gravata para os homens, e vestido para as mulheres (nunca jeans).
Casual: camiseta sem gola, sem paletó, para os homens. Para as mulheres estão liberados saias, vestidos, calça de alfaiataria, blusas e suéteres.

É bom lembrar que ninguém vai te expulsar do navio se você não levar os trajes recomendados para as noites temáticas, por exemplo. No entanto, há regras que não podem ser quebradas, como os homens não poderem jantar de bermuda nos restaurantes, salvo exceções. E claro, é proibido entrar nesses lugares com trajes de banho ou descalço.


Por isso, é bom prestar atenção no que levar na mala. Veja algumas dicas:

1) Informe-se sobre as noites temáticas para não ser pego de surpresa – a noite de gala permite trajes realmente exuberantes, com direito a paetês e caudas,
2) Para o dia, separe roupas leves e opções como bermuda ou saia;
3) Leve roupas mais pesadas caso esfrie. No interior do navio os ambientes são climatizados, mas nos ambientes exteriores pode ventar e fazer mais frio à noite;
4) Chinelo, sandália baixa e de salto não podem faltar na mala da mulher. Sapato social é recomendado para os homens.

Dia a dia
Uma vez preparado para circular sem se sentir um peixe fora d’àgua, é preciso também saber um detalhe ou dois para não ficar com cara de estrangeiro perdido, mesmo que a viagem seja no Brasil.

Uma das primeiras coisas que se nota é que são poucos os tripulantes que falam português. Por lei, 25% dos funcionários do navio devem ser brasileiros, mas nada obriga os demais a falarem a língua local. Por isso, é bom treinar o seu inglês ou italiano para poder bater um papo com a equipe. Em tempos: se tudo o mais falhar, a mímica é uma boa opção, já que alguns tripulantes também falam muito pouco inglês, apenas o essencial como water (água) e with ice (com gelo).

E por falar em comida, é possível que os “marinheiros de primeira viagem” estranhem ter horário fixo para comer. Tudo bem que férias é para curtir como, onde e quando quiser, mas o pacote da viagem incluiu 5 refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e uma boquinha durante a madrugada. Dessas, apenas o jantar tem uma peculiaridade: ao embarcar, o turista recebe um cartão (cruise card) que será seu RG e seu dinheiro durante o passeio. Nele está impresso o nome do restaurante onde você deve jantar, a mesa em que vai sentar todas as noites (se não for feito a reserva antes, você provavelmente dividirá a mesa com outro grupo de turistas), e o horário de sua refeição.

Tudo isso porque são muitos passageiros e é preciso dividir e organizar o jantar em dois turnos. O almoço é mais tranquilo porque muita gente desce para aproveitar as praias e acaba não comendo à bordo. Dessa forma, fique atento para não perder o horário! Ele não pode ser trocado. Mas para quem prefere não se ater à regra, há opções de restaurantes como um sushi bar, o wine bar, um restaurante a La carte e uma pizzaria, que são pagos à parte.

Por fim, para não ficar na mão e poder aproveitar a viagem sem preocupações, é importante se informar sobre as moedas aceitas dentro do navio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: