Cruzeiros luxuosos e diferentes para fazer em 2010

Destinos de cruzeiros podem sair do óbvio: ilhas de gelo, um rio no Vietnã, Roma ou as quentes areias de um deserto. Turistas demandam e as companhias se esforçam por atender: conheça algumas das opções para 2010 e comece a imaginar suas próximas férias.

1 – Svalbard, Noruega

Viajantes em busca de aventura estão apressando-se em visitar o Ártico antes que o aquecimento global o deixe irreconhecivel. Alguns cruzeiros param em Longyearbyen, capital de Spistbergen, no arquipélago de Svalbard. Estes cruzeiros passam pela a Noruega –país ao qual pertence o arquipélago- e pela Islândia.

As companhias Hutigrute, Lindblad e Silversea oferecem os itinerários mais interessantes, com barcos que percorrem a ilha em busca de ursos polares, focas e baleias. Isso se o gelo não estiver grosso demais. Pede-se levar botas e capa de chuva, além de e muita roupa quente para os passeios pelos icebergs em botes infláveis.

2 – Rio Mekong, Vietnã

O Mekong é o décimo rio mais longo do mundo, e era praticamente ignorado pelos cruzeiros até setembro, quando a empresa AMA Waterways inaugurou seu cruzeiro “ La Marguerite”, com capacidade para 92 passageiros. O sucesso do percurso foi tanto que a AMA esta construindo um segundo barco para oferecer mais lugares.

3 – Mar Báltico

Os altos preços do Caribe estão fazendo com que o mar Báltico fique cada vez mais popular para se fazer cruzeiros. Com a crise, essa tendência deve continuar. Para os amantes do luxo, recomenda-se a empresa francesa Compagnie du Ponant, cujos cruzeiros a bordo do “Le Boréal”, com capacidade para 264 passageiros começarão a partir de julho.

4 – Cuba

O fato de a ilha estar proibida para os cruzeiros americanos a torna ainda mais atrativa. Sem hordas de turistas e sem shoppings centers americanizados, Cuba é uma ilha do Caribe com ótimas atrações e belas praias. A Fred Olsen Cruise Lines tem como destino Santiago de Cuba e a Havana e Thomson Cruises oferece três novos cruzeiros de 14 noites no Caribe, incluindo dois dias na capital cubana.

5 – Líbia

A Líbia nunca foi um destino popular para cruzeiros. Isso pode mudar neste ano, quando empresas britânicas (as americanas estão proibidas) de pequenos cruzeiros, como a Swan Hellenic e a Spirit of Adventure, permitirem conhecer os mais belos vestígios romanos fora da Itália. Os melhores itinerários são aqueles com paradas em Cirene, Leptis Magna e Sabratha, viajando confortavelmente entre um porto e outro.

6 – Ilhas gregas

O número de cruzeiros visitando as ilhas gregas, com suas praias, beleza natural e acervo histórico, tem disparado. Uma das razões é a possibilidade de chegar até lá desde Veneza pela primeira vez, graças à Norwegian Cruise Lines, além da chegada da nova companhia de cruzeiros educativos, a Voyage to Antiquity. Nesta, alterna-se o relax na piscina com passeios e palestras sobre o povo que deu ao mundo a filosofia, a democracia e alguns dos melhores vinhos do mundo.

7 – Rio Reno

Este ano promete ser o ano do rio Reno, já que pouco a pouco as pessoas o descobrem como um excelente jeito de se visitar algumas cidades europeias. Não é preciso fazer e desfazer malas, nem pegar trem, avião ou ônibus: os passageiros somente relaxam enquanto o cruzeiro os leva de cidade em cidade.

Os novos barcos da Scenic Toyrs, da Viking River Cruises e da AMA Waterways, inaugurados no rio durante o ano passado, com varandas espaçosas, serviço de mordomo e restaurantes têm ótimos pacotes com tudo incluso.

8 – Golfo da Arábia

Os cruzeiros de uma semana saindo de Dubai, que passam por Omã, Abu Dhabi e Bahrein estão cada vez mais atrativos. Desde 2006, os cruzeiros italianos Costa vêm fazendo tanto sucesso, que a companhia foi aumentando sua capacidade, culminando em dois novos barcos para 2.260 passageiros neste ano, o Costa Luminosa e o Costa Deliziosa. A Royal Caribbean Internacional também quer uma fatia do bolo e propõe cruzeiros no “Brilliance of the Seas” entre janeiro e abril. A Silversea oferece cruzeiros seis estrelas na região de março a abril.

9 – Roma

Sim, Roma já é um clássico entre os amantes de cruzeiros, mas não há nada como um filme para dar um novo sopro de vida a uma cidade. O filme em questão, “When in Rome”, é uma comédia romântica que vai estrear este ano, com Kristen Bell e Danny De Vito, no qual a personagem de Bell é processada por roubar dinheiro da “fonte do amor” (a Fontana di Trevi). A história é fraca, mas a vista dos belos lugares desperta a vontade de conhecer a capital italiana, para aqueles que nunca estiveram, e de voltar para aqueles que já a conhecem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: